Uma excelente dica para falar em público

Muitas vezes me perguntam uma dica para falar em público e eu geralmente respondo que não existe uma dica apenas que vai fazer a diferença. Sempre acreditei que para realizar uma boa apresentação em público é necessária uma combinação de diversos fatores.

Entretanto, nos últimos tempos, tenho refletido bastante sobre algumas características que podem fazer a diferença em uma apresentação e agora acredito que pode sim existir uma única característica na sua apresentação que poderá fazer toda a diferença.

Pois é, depois de falar diversas vezes que não existe uma dica que faça a diferença, começo a pensar o contrário. Quer saber esse dica? É algo bem simples e tenho certeza que a maior parte das pessoas que lerão esse artigo conseguirão facilmente seguí-la.

Estou falando do ENTUSIASMO. Sim, o entusiasmo pode fazer toda a diferença na sua apresentação. Ele pode tornar oradores medianos em bons oradores e bons oradores em excelente oradores.

Relembre as boas palestras ou discursos que você assistiu nas últimas semanas ou meses e em quantas delas o orador estava entusiasmado e no efeito que o entusiamo causou em você. Eu passei alguns dias lembrando de boas apresentação que assisti e que fiz também e nas melhores a característica comum era sempre o entusiasmo. Como não queria contar apenas com minha memória para escrever o artigo acessei o Youtube e assisti diversas apresentações nacionais e internacionais, e para minha surpresa as que mais gostei foram aquelas em que o orador(a) estava entusiasmado(a).

Bom, agora você já tem uma boa dica para usar nas suas apresentações. Portanto, aproveite cada apresentação ou oportunidade de comunicação na sua vida e mostre muito entusiasmo. Para aqueles que acham que podem parecer tolos falando com entusiasmo, eu diria que é melhor ser ridicularizado por ser entusiasta do que ser criticado e evitado por ser um tédio de pessoa.

Use o entusiasmo no seu dia a dia, ele poderá encher de energia os seus dias, atrair pessoas positivas para seu lado e ajudá-lo a vencer mesmo quando houver obstáculos e distrações trabalhando contra você.

Para ter entusiamo é muito fácil: procure fazer sempre o que você realmente gosta ou de uma maneira prazerosa. Fazer algo para aquelas pessoas que se preocupam com você ou precisam de você. Seja honesto consigo mesmo sobre o que você realmente gosta, e siga essas paixões sem qualquer reserva ou medo.

Tenho certeza que levar uma vida ou fazer uma apresentação com entusiamo vai fazer com que você se sinta poderoso e tenha um efeito positivo e incrível sobre as pessoas.

E da próxima vez que alguém me pedir uma dica para falar bem em público eu já tenho a resposta na ponta da língua: ENTUSIASMO.

Artigo escrito e publicado por Ricardo Pena.

16 comments

  1. eu sou sargento da policia militar e tenho tentado falar em público e acredito na dica entusiasmo, porém minha maior dificuldade é o nervosismo, não consigo falar com entusiasmo, falo sério acho que isso atrapalha

    1. Olá Nilton, obrigado pelo seu comentário. A sua dificuldade é uma das mais comuns, ficar nervoso antes e durante a apresentação. Nós da Ducovox temos um treinamento que trabalha muito isso, o comportamento, ajudamos o treinando a descobrir de onde vem o medo, nervosismo e insegurança. Dessa forma podemos trabalhar essas sensações e juntar com técnicas de comunicação para que você sinta mais segurança e confiança. Em geral percebemos que além de treinar as técnicas de oratória é necessário descobrir mais sobre você mesmo para obter resultados de maneira mais eficiente.
      Caso queira mais detalhes entre em nosso site http://www.ducovox.com ou entre em contato conosco.
      Um grande abraço!

  2. Fiz uma entrevista e no Feedback me informaram que a característica negativa que ficou foi minha insegurança. No entanto, elogiaram meu entusiasmo e determinação em conseguir a vaga. Não tem jeito, não consigo falar para um público desconhecido (eram 4 entrevistadores) e tenho pavor de microfone, tremo dos pés à cabeça.

    1. Olá Lilian, seu caso é bem comum. Durante o nosso treinamento além de treinarmos apresentações com entusiasmo ajudamos os treinandos a descobrir qual o motivo que está impedindo a pessoa de falar em público ou para outra audiência. Conte conosco para ajudá-la.

  3. Estou me formando no final do ano em engenharia de Produção,onde o curso é talmente voltado ao gerenciamento de pessoas, falar em publico ,e uma das ferramentas mais eficaz para liderar, necessaria para passar pensamentos e direcionar as equipes no mercado de trabalho.
    Tudo isso é fabuloso e muito facíl de entender mas para mim acaba sendo impossível porque tenho pavor de falar em publico mesmo que seja uma coisa muito simples como: Falar do meu dia de trabalho, fico tão nervoso a ponto de passar mal, as mãos ficam molhadas tenho taquicardia e assim por diante, sem contar que tudo que preparei para apresentar some como se nunca estivesse preparado. Faço terapia com psicologo mas não esta sendo eficaz será que o curso poderia me ajudar ao menos conseguir falar oque preparo?

    1. Olá Fábio, tenho certeza que o nosso treinamento ajudaria muito. Durante os últimos 6 anos treinamos mais de mil pessoas e muitas delas tinham uma dificuldade imensa para se apresentar. Através da programação neurolinguística ajudaremos você a descobrir o que está impedindo sua boa comunicação e quais são as habilidades que você já possui e que podem ajudá-lo.

  4. de: CARLOS ALBERTO DA ROCHA MOREIRA: carlosarochamoreira@gmail.com

    EU NAO CONSIGO SER DESCONTRAIDO QUANDO ESTOU DIANTE DE PESSOAS; EU FICO COM VERGOLHA QUANDO ME OBSERVÃO E ASSIM POR DIANTE ME ATRAPALHO AO FALAR EM PUBLICO POR QUE TENHO DIFICULDADE DE DESENVOLVER MEU DIALOGO. ME DE UMA DICA PORFAVOR: CONFIO EM VOCES

  5. Pessoal é isso mesmo, toda vez que precisei falar ou apresentar para uma audiencia quando utilizei o entusiasmo para me ajudar a conquistar o publico.
    Não falha, pois ao envolver sua plateia no tema , voce se sente seguro para ampliar suas capacidades e chegar o fim com coerencia.

  6. então eu tbm fico muuuuuito nervosa em falar em publico e comeco a suar e a passar mal que me da uma dor no estomago terrivel e sou muito ansiosa .oque eu poderia melhorar em meu comportamento

    1. Olá Vera, esse seu medo é muito comum. No treinamento Comunicação com Sucesso ajudamos os alunos a descobrirem de onde vem o medo e como lidar com ele.
      Uma dica eficiente é você se preparar para suas apresentações e ter confiança em você mesma. No começo de uma apresentação é normal sentir medo, então se você criar algo para queimar esse medo inicial poderá sentir mais confiança e realizar apresentações com mais segurança. Abraços!

    2. Muito bom Beto. Sem vocea jamais toreamis estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

  7. Ultimamente esqueço muito as palavras na hora de falar, daí fico parada tentando lembrar a palavra. É muito chato, o que devo fazer para evitar esse tipo de situação?

    1. Olá Thais, existem algumas técnicas para ajudar no seu caso. Basicamente uma boa preparação deve ajudar muito, no nosso treinamento ensinamos uma técnica de preparação que tem como objetivo escolher os principais itens da sua apresentação e ajustá-los de uma forma que você possa seguir em frente ou voltar caso necessário.
      É importante também que você treine bastante antes de fazer sua apresentação, isso vai gerar mais confiança e fluidez durante sua palestra.

  8. Boa Tarde, sou universitária do curso de Educação Física, e tenho dificuldade de falar para à turma que venho desenvolvendo atividades rotineiras durante 2 anos esse é o 3º ano de faculdade, porém quando chega à hora de apresentar seminário tenho muita dificuldade medo, insegurança, nervosismo, as palavras somem da mente e algumas vezes começo a gaguejar…além do curso há alguma dica para melhorar meu desenvolvimento em apresentação ???

    1. Olá Diene, sabemos que é um desafio, mas para ganhar mais segurança recomendamos algumas técnicas que podem ajudar. Mantenha o foco nas experiências positivas que teve, ou seja, sempre que for começar uma apresentação lembre-se da sensação boa que teve ao concluir uma palestra ou aula, quanto mais experiências positivas você tiver mais confiante ficará. Além disso, faça sua apresentação algumas vezes para amigos ou pessoas que confie, isso também ajudará no processo. E por fim, tente descobrir de onde vem esse medo, qual a vez mais antiga que se lembra de ter medo? Tente buscar essa lembrança, pois muitas vezes a resposta estará nela. Esperamos ter ajudado. Um grande abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a pergunta abaixo: *