Uau, que atendimento Sensacional!

Uau, que atendimento Sensacional!

Acho que é assim que gostaríamos de nos sentir toda vez que interagimos com uma empresa. Não seria ótimo você se sentir importante para a empresa da qual você adquiriu um produto ou um serviço?

O mais curioso é que não conheço nenhuma empresa que deseja atender mal seus clientes, Até hoje nunca vi uma empresa que colocasse em suas metas baixar o índice de satisfação dos clientes. Pelo contrário: a maioria tem metas agressivas de melhorar o atendimento e o mais curioso é que a maioria delas sabe o que deve ser feito para atingir esses índices. Mas se as empresas querem atender bem o cliente e sabem o que devem fazer, por que elas não fazem?

Na minha visão tanto as empresas como as pessoas acabam não fazendo tudo que sabem, ou seja, você sabe o que deve ser feito para ter sucesso numa atividade, mas você não faz. Veja alguns exemplos:

  • Se você fizesse tudo que sabe sobre dieta alimentar, como estaria sua saúde ou seu peso agora?
  • E se você aplicasse em sua vida financeira tudo o que deveria fazer para ter uma vida mais tranquila?
  • Nos relacionamentos, se você fosse tão flexível quanto sabe que deveria ser, o que seria diferente?

E como as empresas são feitas de pessoas, muitas vezes isso acontece também. Existe uma diferença entre o que sabemos e o que fazemos. Parece simples e obvio o que estou dizendo, mas a maioria de nós não faz tudo o que deveria. Muitas vezes a solução é simples mas falta um ingrediente chamado Atitude.

Um exemplo que eu adoro de bom atendimento ao cliente é a Disney. Quem já foi aos parques sabe o quanto eles se esforçam para agradar. E qual o maior segredo para isso? Eles sabem o que devem ser feito e executam de maneira impecável todos os dias. Manter um parque imenso limpo e ser sempre recebido com um sorriso por qualquer funcionário do parque é algo trabalhoso, mas que só é possível porque cada um dos funcionários tem a Atitude correta e faz o que deve ser feito.

Muitas vezes você pode até ter um ótimo produto, mas, se o atendimento falha, pode colocar tudo a perder. Imagine você num restaurante com uma excelente comida, mas com garçons de cara fechada e mal-humorados. Você voltaria só pela comida? Mesmo sendo maltratado? Muito provavelmente não. O mesmo vale para diversos outros segmentos, onde a atitude para executar o trabalho de forma diferenciada faz a diferença.

A pergunta que eu sempre faço é “Existe formula mágica?”. Existe uma “receita de bolo” que funcione para todas as pessoas e empresas? A resposta é não. Tem muitas variáveis a serem consideradas e as pessoas são diferentes (ainda bem), mas existem alguns cuidados e mudanças que podem ser adotados na sua vida, dentro e fora da empresa, que facilitam gerar uma experiência sensacional para outras pessoas.

  • Não se contente com o bom, busque o excelente. Não menospreze o seu trabalho. Por exemplo, eu não sou o faxineiro da Disney, eu sou uma pessoa que deixo esse parque lindo e faço isso de uma maneira positiva que contagie os visitantes do parque com minha alegria.
  • Crie suas metas pessoais e não se contente com 90% de execução, faça 110% no mínimo.
  • Faça seu trabalho com prazer e tenha em mente que você é responsável pelo seu sucesso e pelo seu aprendizado. Não culpe os outros. Fazer algo bem feito é um exemplo que as pessoas em geral seguem.
  • Agradeça as pessoas pelo que elas fizeram. Celebre as pequenas conquistas, isso mostrará que você se importa com as outras pessoas e criará um ambiente de confiança.

Como eu disse anteriormente tudo isso parece muito óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de fazer o mais simples, EXECUTAR o que já sabemos.

Por isso eu agradeço a você por ter lido meu artigo e espero ter inspirado você a criar experiências SENSACIONAIS em sua vida. 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a pergunta abaixo: *