Porque minhas falhas chamam tanto a atenção?

Eu adoro iniciar minhas apresentações contando histórias, parábolas e metáforas. Essa é, de fato, uma técnica muito eficiente para prender a atenção da audiência e associar com o tema principal, fazendo com que as pessoas lembrem do seu conteúdo por muito tempo. Ultimamente tenho percebido que as apresentações que comecei com histórias de aprendizado prenderam muito mais a atenção das pessoas do que aquelas que contei algo que fiz de maneira exemplar.

Para organizar o conteúdo das minhas apresentações utilizo uma estratégia que tem sido muito eficiente e que talvez você possa usar nas suas palestras.

Organize as histórias de aprendizado

Não importa se a história aconteceu com você ou com outra pessoa. Crie o hábito de manter um documento com as histórias de aprendizado que mais chamaram a sua atenção. Por exemplo:  você pode ter escutado uma palestra e a história do palestrante é muito parecido com a sua. Então anote a sua história, mesmo que naquele momento não seja utilizada. As histórias que aconteceram com você acabam tendo um impacto maior na sua apresentação, mas não significa que se utilizar algo que aconteceu com outra pessoa não terá valor.

Se estiver sem ideias, comece a fazer algumas perguntas para você mesmo e em alguns momentos as experiências aparecerão. Algumas sugestões de perguntas eficientes:

·       Você não atendeu alguma expectativa de seus pais?

·       Cometeu alguma gafe no trabalho?

·       Fez alguma bobagem com suas finanças?

·       Conheceu alguém que gerou uma experiência ruim para você?

·       Pisou na bola com alguém?

·       Algo que você tenha arrependimento?

·       Conhece alguma empresa que tenha falhado?

·       Algum defeito que você tentou esconder por muito tempo?

Tenho certeza que ao perguntar a você mesmo essas questões muitas respostas interessantes aparecerão. E assim que algo interessante aparecer lembre-se de anotar essa história.

Quando for preparar a sua próxima apresentação leve em consideração as suas histórias e identifique a que pode ser associada ao tema em questão.

Durante a sua apresentação você perceberá o incrível efeito de mostrar como uma falha virou uma lição aprendida e tudo o que você ou outra pessoa evoluiu com aquilo. Não se preocupe em contar algo negativo sobre você, pois o efeito do aprendizado supera tudo. Como eu já disse, as apresentações nas quais tenho usado minhas falhas tem sido as mais eficientes.

Para ilustrar um pouco do que estou dizendo vou dar um exemplo que uso quando palestro sobre falar em público. Em geral, quando vou falar sobre técnicas eu conto minha história: “Quando comecei a fazer apresentações em público tinham me ensinado a não olhar para as pessoas que estavam assistindo minha apresentação pois assim eu me sentiria mais seguro. A sensação era sempre de fracasso, por qual motivo as pessoas não prestavam atenção? Depois de um tempo resolvi fazer diferente e passei a apreciar as pessoas que estavam no local para me escutar. A surpresa foi incrível: além da atenção ter aumentado muito, passei a me sentir muito mais confortável falando. Então minha dica para você é OLHEM para o seu público e se importem com ele.”

Veja como uma experiência de aprendizado pode ensinar muito e comece a utilizar as suas para prender a atenção das pessoas e fazer apresentações incríveis. E aí? Já tem algumas histórias para compartilhar?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a pergunta abaixo: *